domingo, 15 de julho de 2012


Olá blogueiros,

Estou aqui em Quatipuru no estado do Pará e aqui faz muito calor! As chuvas também são frequentes e há ventos que dão uma pequena refrescada durante o dia, pra nos ajudar!
Minhas oficinas são na área da saúde, cultura e educação. Já apresentei duas oficinas, uma foi sobre educação inclusiva e atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais, aplicada a 37 professores da cidade. A oficina abordou temas de inclusão social, discriminação e preconceito; ao longo da oficina, eu e Luana apresentamos uma parte teórica e fizemos uma dinâmica; e para finalizar, nosso coordenador Daniel, explicou-lhes sobre as síndromes que ocorrem na região, dando destaque para a Síndrome de Down.
A outra oficina que apliquei, foi sobre o ambiente e as doenças, na qual eu e Silmara abordamos todas as doenças da região, os sintomas, a profilaxia e comentamos sobre a transmissão. Todas as doenças foram relacionadas ao ambiente da cidade, classificadas pela transmissão: as transmitidas pelo ar, às transmitidas pelo contato e objetos perfurantes e as transmitidas pela água e alimentos contaminados. Essa oficina foi oferecida aos comerciantes da cidade, que vieram até a escola, que estamos hospedados, para assistir esse minicurso.
Tudo está sendo uma aventura. O local, as amizades, as comidas típicas, as apresentações das oficinas, a cultura da população e até mesmo a festa da cidade, são coisas que eu não imaginava viver. Serão momentos que irei compartilhar com meus amigos e minha família.
Pra mim, o Projeto Rondon é isso! É aprendizado, diversão, amizade e cooperação. E é no ‘treme treme’ de Quatipuru que vamos continuando nossos projetos!!!!
Um grande abraço!

 Rondonista Pedro Matheus Barbosa - Estudante de Ciências Biológicas da Unisanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.