segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mensagem Recebida do Projeto Rondon

Caros rondonistas,


Está chegando a hora de partirmos para a operação do Projeto Rondon. É o momento adequado para compartilharmos algumas experiências:


Não se esqueçam de identificar todos os seus pertences, a bagagem de mão e as malas mais volumosas, de preferência com as seguintes informações: nome, nome da universidade e do município onde irão trabalhar.



Não deixem de levar seus remédios e objetos de uso pessoal mais comuns e alguns objetos que podem, eventualmente, fazer muita falta, como repelente, protetor solar, óculos de sol, absorvente, aparelho de barbear, lanternas e pilhas. Não esqueçam, também, o limite de peso para a bagagem individual.


O clima, em toda a região, é quente e úmido. Nosso organismo precisa de um tempo para se adaptar. Comam com moderação, pois leva um tempo para se acostumar com os temperos, os pratos e as bebidas locais. Eventualmente vocês poderão estranhar...


Assim que chegarem à Belém vocês receberão o “kit-rondonista, com mochila, chapéu, garrafa de água e quatro camisetas. Esse kit, que também deverá ser identificado, é o seu uniforme de trabalho e deverá ser usado durante toda a operação.


Levem roupas leves, fáceis de lavar e, preferencialmente, que não precisem ser passadas.


Não bebam água se não tiverem a certeza que foi tratada. Mantenham a garrafinha de água (squeeze) sempre abastecida com água potável e levem sempre com vocês.


Usem sempre tênis e sapatos fechados e confortáveis, de preferência escuros. Deixem de lado sandálias abertas ou de salto.


Respeitem os costumes locais. Atitudes e procedimentos que para nós são normais, podem parecer ofensivos ou serem mal interpretados pela população dos municípios.


Contem com a ajuda dos militares de ligação que acompanharão as equipes até os municípios. Eles estarão com vocês para cuidarem de problemas logísticos e alertá-los quanto a riscos à segurança de cada um e da equipe como um todo. Eles são os representantes e a ligação das equipes com a coordenação do Projeto Rondon.


Por fim, tenham a certeza que a Coordenação-Geral do Projeto Rondon fez todo o possível para que os rondonistas tenham as melhores condições de hospedagem, alimentação e trabalho nos próximos dias. No entanto, compreendam que os locais para onde vocês irão possuem grandes limitações e poucas facilidades. Se fosse diferente, o Rondon provavelmente não estaria lá...




Coordenação-Geral do Projeto Rondon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.